sábado, 11 de outubro de 2008

Um Brinde à Homenagem!




No post de hoje, eu vou falar sobre homenagem. Porque no mundo do cinema, homenagem tá na moda ( assim como filmes sobre pinguins!).
Sabe quando você gosta de alguma coisa, e tem vontade de fazer algo parecido e acaba fazendo uma coisa quase idêntica? Então... No mundo real, isso seria considerado plágio. Mas no mundo do cinema, você fez uma homenagem!
Ou seja, homenagem é um tipo de plágio bem visto saca? Um remake menos descarado.
Muita gente começa assim, pra descobrir a sua marca, o seu estilo, e tudo mais, sacas? Como se fosse uma fase experimental. Só que tem gente que passa qa vida inteira fazendo homenagem, tipo o "grande" diretor Quentin tarantino.
Tudo bem que o cara faz bons filmes e tudo mais, mas não dava pra rolar uma ideiazinha original???Tudo é homenagem!
Kill Bill é uma homenagem ao cinema japonês e aos mangás, Grindhouse é uma homenagem as GrindHouses (Y) ...E quando ele não faz homenagem, ele faz referência. Referência é um tipo de "mini-homenagem", na qual você copia só um trecho do produto homenageado. Como ele faz no filme Pulp Fiction, onde uma cena é uma homenageam ao filme "Bande à Part", do Godard.
Mas o que importa é que homenagem quase sempre acaba dando certo! Porque se já fez sucesso uma vez, provavelmente vai fazer de novo, e se você já começar admitindo as semelhanças, ninguém vai te acusar de plágio. É uma fórmula que não tem erro! Desde que você saiba fazer direito...
Alguns exemplos que podem dar certo:
Homenagear os pinguins, pobres aves que foram privados do dom da espécie e não podem voar... mas apesar disso estão na moda! Ou então homenagear qualquer outra coisa que esteja na moda, assim como a própria moda, que nunca sai de moda.
Ou até mesmo fazer uma homenagem que homenageia várias coisas fazendo referências do tipo piada interna, sacas? Ou homenagear o "No Sense", que também tá hyper na moda! Você também pode homenagear a si mesmo, numa espécie de auto plágio, fazendo um remake de algo que você já fez! Homenagear críticas e gente morta, também funciona...
Enfim!
No final o que importa é que a homenagem é um plágio bom porque dá créditos ao homenageado, sacas? E se foi homenageado, é porque é bom!
Bom...
É isso!


E qualquer semelhança com qualquer outra coisa que você já tenha visto ou lido não é mera coincidência, é apenas uma homenagem!

4 comentários:

Julia disse...

me sinto homenageada, obrigada
UASHUAHSUAUSHAHS

adorei. e eu gosto do 'grande' Quentin. aushasuhauhsa
principalmente Pulp Fiction [?]
asashuahsuhs :D

Henrique Rodrigues disse...

^^


Que bom que vc gostou!!

Sei lá...
Os filmes dele são legais,
mas ELE é o problema!!


suhauashuashuas


tipo o Woody Allen!

Gabriel Pozzi disse...

\o/
Homenagem e Referência é o modo legal de se plagiar alguém! ^^'

E eu gosto do 'grande' Quentim! [2]
Principalmente Pulp Fiction! [2]

Do Woody Allen... nem tanto!

Anônimo disse...

lol

Esse negócio de "homenagem" como plágio ficou aqui pra mim aqui como uma dica pro meu futuro como grande artista/escritora/produtora
Valeu, colega x]

E não tem como falar que eu gosto de Tarantino pq eu não gosto das pessoas, e sim das obras delas.

Quem liga que a Britney se tornou uma careca doidona??? Ela canta I Love Rock and Roll! E quem se importa que a música não é dela?? Ela canta BEM I love rock and roll

x]

Se Tarantino = Kill Bill
então ele é um ótimo profissional